sexta-feira, 30 de julho de 2010

Olhaa a chapada aii...





O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros localiza-se na Chapada dos Veadeiros, região nordeste do Estado de Goiás, no Brasil.
Nas geocoordenadas 13º51' a 14°10' de latitude Sul e 47°25' a 47°42' de longitude Oeste, cobrindo uma superfície de 65.514 ha, está compreendido dentro de uma área de cerrado de altitude que abrange vários municípios, dentre eles, São João d'Aliança, Alto Paraíso de Goiás, Colinas do Sul e Cavalcante.





O parque foi criado, em 1961, pelo então Presidente da República, Juscelino Kubitschek, com o nome de Parque Nacional do Tocantins.
Foi reconhecido como Património Natural Mundial pela UNESCO em Dezembro de 2001.
Entre as espécies da fauna que habitam o parque, cerca de cinqüenta são classificadas como raras, endêmicas ou sob risco de extinção na área. No tocante à flora, já foram identificadas 1.476 espécies de plantas no parque, das 6.429 que existem no bioma Cerrado. Com relação às aves, das 312 espécies destacam-se a ema, o urubu-rei, e o gavião.
O acesso ao parque localiza-se junto ao Povoado de São Jorge, no município de Alto Paraíso de Goiás, distando 36 km da cidade de Alto Paraíso, em estrada parcialmente asfaltada.

Esse acesso é permitido apenas com o acompanhamento de guias credenciados.
É administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).









Área de beleza inigualável, apresenta suas peculiaridades tanto no período de seca, como no de chuvas, atraindo as pessoas pelo misticismo e ecoturismo, pois é famosa pela energia espantosa que envolve a região, além das diversas cachoeiras, trilhas e paisagens inesquecíveis, a preservação do meio ambiente e a natureza ainda não tocada e degradada pelo homem, graças ao esforço do IBAMA, entidades ambientalistas, população local e da administração pública local.

Como chegar:
Saída de Brasília pela BR 020, em direção a Formosa GO. Após passar Sobradinho e Planaltina GO, no trevo siga à esquerda pela GO 118 passando por São Gabriel, São João D`Aliança e finalmente Alto Paraíso. Para chegar ao Parque Nacional siga a GO 327 (estrada de terra) em direção a Colinas do Sul, entre na Vila São Jorge (Km 38).

Vejam mais algumas fotos deste paraiso natural em  http://www.macaquinhos.com/ .

1 comentários:

Unknown disse...

essa cachoeira é divina foi pintada ou sei lá esculpida a dedo por Deus!!!

Postar um comentário